Avançar para o conteúdo principal

Aventure-se no Viveiro de Trutas do Marão

Museu da Broa

É na freguesia de Capela, concelho de Penafiel, inserido na paisagem rural e cuidada que se encontra o Museu da Broa.
Composto por 6 moinhos recuperados, rapidamente percebemos que a visita é praticamente obrigatória para quem aqui passa.
Numa tarde de Verão, sem qualquer plano e em direcção ao Porto, algo me fez experimentar um novo caminho que me levou a esta paragem.

Museu da Broa
Recordo-me que ao atravessar uma ponte, algo me fazer desviar o olhar para este moinho mesmo junto à estrada.
Sem pensar duas vezes, estacionei o carro mesmo junto ao local e assim que me desloco para os primeiros painéis informativos, percebo que este é um local de interesse e que se trata do Museu da Broa.

PR1 Caminho dos Moinhos
Assim que começo a descobrir a zona, apercebo-me também que lá existia um percurso pedestre, o PR1 Caminho dos Moinhos com uma média de 3 Km e que eu decidi ir conhecer.
É verdade que não o percorri por completo mas vontade não faltou.

Museu da Broa
Assim que desço as primeiras escadas, reparo que uma ponte pedonal passa mesmo por baixo da outra ponte que tinha acabado de atravessar durante a viagem a caminho do Porto.
Pelo percurso existem várias vedações de protecção e a forma cuidada em que se encontra leva-me a continuar.

PR1 Caminho dos Moinhos
À medida que me vou afastando, outros moinhos também recuperados vão surgindo, todos devidamente identificados.
Pelo caminho existem várias zonas de lazer e de ar puro, já que o verde da paisagem é a cor predominante por aqui.

Museu da Broa
Mais abaixo observo que existem mais algumas pontes e até sinalética para um Parque de Lazer, o qual infelizmente não tive tempo para visitar.
Depois de fazer algumas fotografias que agora partilho convosco, decido voltar atrás e seguir o meu caminho.

Museu da Broa
Um dia, voltarei a este percurso para vos mostrar novos locais e quem sabe possa até visitar o interior dos moinhos já que, depois de pesquisar informações descobri que todos eles estão funcionais.

Comentários