Avançar para o conteúdo principal

Aventure-se no Viveiro de Trutas do Marão

Zona Ribeirinha de Amarante

Com as temperaturas a subir e o Verão cada vez mais estável, a zona ribeirinha de Amarante poderá ser um excelente local para o roteiro desta semana.
Além dos monumentos que vão pode visitar por aqui, as actividades na água são também possíveis e neste artigo vão poder conhecer especialmente uma que eu escolhi para vocês.
O nome São Gonçalo estará associado a todo o roteiro de hoje.

Igreja e Ponte de São Gonçalo
Sugiro que iniciem a visita pelos monumentos, mais concretamente pela Igreja de São Gonçalo.
No interior, vão adorar conhecer toda a obra, desde as esculturas, tetos, e paredes, aos quadros  e pinturas todos os cantinhos nos permitem uma visita de excelência.
Para os mais curiosos, vão mesmo poder conhecer o túmulo de São Gonçalo.

Interior da Igreja de São Gonçalo

Interior da Igreja de São Gonçalo
Já no exterior, mais concretamente no largo de São Gonçalo, estão as vendedoras ambulantes de produtos de Amarante e dos famosos "quilhõezinhos" doce típico da região, sim leram bem, este é mesmo um dos nomes pelos quais são conhecidos.
Ficaram curiosos? A explicação é interessante e um bom tema para investigarem na vossa visita.

Rio Tâmega e Ponte de São Gonçalo
Já ao lado da Igreja está a Ponte de São Gonçalo. Um dos locais mais fotografados da cidade.
Fazer a sua travessia vai permitir-vos um plano diferente da cidade assim como vos vai facilitar a fotografia ao largo e à igreja mencionada acima.
Na outra margem existem restaurantes e tasquinhas que me pareceram interessantes, principalmente quando me apercebi que as suas esplanadas ficavam suspensas no rio Tâmega.

Rio Tâmega
Se gostam de ilhas nem isso falta na zona ribeirinha de Amarante, porque não ir até ela de barco? 
Se entretanto preferirem descansar um pouco ou mesmo dar um mergulho, existem parques de lazer e uma praia fluvial muito próxima.

Rio Tâmega
Continuando a nossa viagem, aqui está a actividade que gostava de sugerir hoje.
Na margem da Igreja, existem pequenos barcos que vão poder pedalar no meio das águas do Tâmega, sozinhos, com amigos ou em família haverá melhor forma de terminar uma visita a uma zona ribeirinha? Acreditem que vão gostar da experiência.

Rio Tâmega
Ao cimo das escadas, para quem faz colecção, existem as "Moedas Souvenir".
Se ainda existiam dúvidas para visitar Amarante acho que estão mais que esclarecidas e este é apenas o ponto de partida para conhecer a cidade.

Comentários