Avançar para o conteúdo principal

Descubra o Castelo de Gorizia: Uma viagem pela história medieval

Pias "A aldeia que se aninha na foz do Bestança"

Algures num "Vale encantado" esconde-se uma das aldeias mais pitorescas de Portugal.
Entre 150 e 200 metros de altitude na margem esquerda do rio Bestança no município de Cinfães está localizada a aldeia de Pias.
No fundo do vale, o Sol joga com este lugar às escondidas. De manhã desce lentamente pela encosta do Poente e à tarde, sorrateiramente escapa-se pela encosta voltada para o Nascente.

Aldeia de Pias
A proximidade do rio determinou a prosperidade da aldeia, já que a agricultura foi sempre a atividade principal da localidade.
Pias terá sido uma povoação importante e atrativa para todas as classes sociais, como se pode constatar pela existência de algumas importantes casas senhoriais, ao lado das quais se aninham alguns notáveis exemplares de genuína arquitetura popular que certamente vos vão prender durante a vossa passagem por estas incríveis ruas.

Rio Bestança e Ponte de Pias
A povoação é rica em tradições, onde sobressai o folclore, mantém a prática de agricultura, as tradições religiosas, preserva também a sua gastronomia e muito das suas gentes.
Percorrer esta aldeia durante o ano é fazer uma verdadeira viagem no tempo onde motivos para fotografar não vão faltar.

Moinho das Regadas
Banhada por um rio de uma beleza infindável, imprescindível para o dia-a-dia dos habitantes no cultivo de campos e para fazer girar as mós dos antiquíssimos moinhos, é hoje também uma referência mundial a nível de lazer e turismo.
Muito próximo localiza-se o "Baloiço do Bestança" uma das atrações mais procuradas no Verão de 2020.

Ruas da aldeia
O património construído é também notável. No centro da aldeia, servida por antigas e pitorescas ruas de lajedo granítico, encontramos ainda uma levada de água que atravessa toda a povoação para a rega dos terrenos agrícolas, um relógio de Sol histórico, alminhas, duas capelas, várias casas senhoriais, recentemente o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança e o Parque de Lazer de Pias.

Relógio do Sol
O Rio que banha estas margens, nasce nas Portas de Montemuro, na serra do mesmo nome, e termina no rio Douro. São 13,5 Km de curso, numa extensão de verdura e águas sempre cristalinas que o fazem um dos rios mais limpos da Europa. 

Portão histórico
O Parque de Lazer de Pias, construção recente, é composto por espaço de merendas, zona de lazer e desporto, bar e esplanada, sanitário, passeios, áreas de estacionamento, jardins, rede elétrica e mobiliário urbano.

Eira
Já o Centro de Interpretação funciona como uma montra para a linha do vale e para o rio que lhe dá o nome. Neste espaço, poderão ficar a conhecer as características biofísicas e paisagísticas do Vale do Bestança ao longo das 4 estações do ano.

Levada
De forma a facilitar a vossa visita gostava de partilhar convosco este pequeno mapa com todos os pontos de interesse acompanhados da respectiva fotografia (Visita virtual)

Adro da Capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus

Vista para a Foz do Bestança
Espero que tenham oportunidade de fazer uma visita. Venham com algum tempo disponível já que nas redondezas existem inúmeros locais que vão adorar conhecer.
Localização >

Comentários