Avançar para o conteúdo principal

Aventure-se no Viveiro de Trutas do Marão

Todos os caminhos levam a Roma

Aqui tão perto e ainda por descobrir…
“Todos os caminhos levam a Roma” é um percurso pedestre linear com 3km que liga o Mosteiro de Santo André em Ancede a Porto Manso, concelho de Baião.
Depois da nossa caminhada por estas calçadas romanas, selecionamos os melhores locais para vos apresentar neste artigo.

Comboio Miradouro
Iniciamos o percurso na aldeia de Porto Manso. Como não encontramos sinalética, decidimos questionar uma habitante simpática que encontramos na rua.
Segundo ela, qualquer rua que escolhesse-mos daria acesso ao mesmo local pelo que para nós fez ainda mais sentido o nome deste PR "Todos os caminhos levam a Roma".
É verdade que a escolha deste nome tem a sua razão histórica mas vamos deixar esse pormenor para poderem investigar no local.
Hoje preferimos selecionar os melhores recantos que vão querer conhecer ao longo do percurso.

Linha do Douro
Como primeira paragem, os caminhos de ferro da linha do Douro.
Objetivo (fotografar o Comboio Miradouro) e se neste momento estão a questionar se foi com alguma sorte que o conseguimos ver a resposta é não.
Antes de iniciarmos a caminhada recorremos ao horário da CP que ajudou bastante.

Ruínas
Primeiro objetivo cumprido há que seguir caminho, pela calçada existe bastante vegetação e humidade o que se traduz em uma zona muito fria mas com um ar puro incrível.
Inicialmente parece apenas mais um percurso, mas aos poucos, locais misteriosos vão-se desvendando.

Castro
Junto ao percurso e já mais na montanha depois de uma placa informativa, reparamos que a vegetação estava um pouco pisada pelo que suspeitamos que poderia ser algum local interessante.
E acertamos em cheio. Um pouco escondido lá estava o Castro com as suas ruínas.

Serra de Montemuro

Investigando um pouco mais, rapidamente encontramos uma vista estupenda para o rio Douro, para a Foz do Bestança e lá ao fundo na Serra do Montemuro em Cinfães, a neve que embelezava ainda mais a paisagem.

Romano
Seguindo viagem, até porque as nuvens ameaçavam chuva a qualquer momento, eis que nos surge um “Romano” junto a um novo placar informativo.
Nesse placar cativou-nos o Lagar Primitivo e o Poço Negro mas deixa-mos para quando voltássemos já que íamos fazer o percurso inverso até ao ponto inicial.
Localização >

Não chegamos a fazer o percurso até ao final, não só por falta de tempo mas também porque a partir do ponto que vos vamos falar agora já conhecíamos a zona.

Capela de São Domingos
Foi na Capela de São Domingos que invertemos a caminhada.
Esta Capela torna-se um lugar especial pelo seu tamanho e por nos fazer recordar momentos de infância na festa tradicional que acontecia neste lugar.
Se decidirem seguir até ao Mosteiro de Santo André aconselhámos que venham noutra altura já que se encontra em obras, ao que tudo indica obras que irão valorizar imenso o edifício.
Localização >

Na volta, percebemos que o Poço Negro era de acesso complicado e decidimos deixar para o Verão.
Na procura do Lagar Primitivo encontramos muito próximo do “Romano” na direção do Poço Negro, um conjunto de pedras com uma extraordinária vista para o caminho de ferro.
Foi nessas pedras que paramos para uma pequena pesquisa na internet e percebemos que o Lagar ficaria próximo da Capela de São Domingos.
Localização >

Percurso

Vale do Bestança
De novo no percurso, desta vez escolhemos uma outra calçada, já que ambas vão sair no mesmo local e além de uma nova perspetiva do Castro visto de baixo (que nos fez lembrar um castelo com as suas muralhas) conseguimos também assistir a um pôr do sol incrível com a albufeira da Pala de fundo e ainda os famosos laranjais.
Localização >

Albufeira da Pala
Houve ainda tempo para ver um novo comboio em direção ao Peso da Régua e para umas últimas fotografias do percurso e da Albufeira da Pala.
Localização >

Linha do Douro

Albufeira da Paça

Percurso

Capela de Ribadouro
E foi esta a nossa primeira caminhada junto às margens do rio Ovil no concelho de Baião.
Esperamos ter contribuído para uma futura visita vossa a este percurso.

Localização inicial >

Comentários

  1. Mais uma vez, quase nos sentimos obrigados a fazer o percurso depois deste excelente trabalho. MUITO BOM PARABÉNS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário. É esse o nosso objetivo e ficamos contentes que tenha sentido isso com o nosso artigo.

      Eliminar
    2. Anónimo1/1/21 02:16

      Fodasse..
      Depois desta descrição e fotos,serei obrigado a percorrer este PR. Obrigado pela dica ��

      Eliminar
    3. Obrigado, depois partilhe a sua visita!

      Eliminar

Enviar um comentário