Algures no Douro, no encontro dos distritos do Porto, Viseu e Aveiro fica uma ilha paradisíaca ao qual são associadas diversas lendas e mistérios.
A menos de 60km do Porto e na união do Paiva e Douro ergue-se a Ilha do Castelo, intitulada por muitos como "Ilha dos Amores" ou ainda "Ilha do Outeiro".
A menos de 60km do Porto e na união do Paiva e Douro ergue-se a Ilha do Castelo, intitulada por muitos como "Ilha dos Amores" ou ainda "Ilha do Outeiro".
Pelo que investigamos, são várias as informações referentes a ruínas de um castelo no centro desta ilha.
Numa pequena conversa com habitantes locais, rapidamente descobrimos algumas lendas bastante interessantes, uma delas conta-nos a história de um amor proibido de um lavrador e uma fidalga.
Um dia o lavrador descobriu que um nobre teria pedido a mão da jovem e em desespero matou-o atirando-o de seguida ao rio Douro.
Posto isso refugiou-se na ilha e preparou um plano para que a sua amada pudesse juntar-se a ele, mas o pior estava por acontecer.
Quando atravessavam para a ilha, formou-se uma tempestade que acabou por engolir a embarcação onde viajavam.
No ponto mais alto é possível encontrar vestígios de uma torre defensiva da idade média. Este é um ponto estratégico com vista para os três concelhos, Cinfães, Marco de Canavezes e Castelo de Paiva.
Neste local é possível a prática de desportos náuticos ou mesmo um acampamento em período estival.
![]() |
Praia fluvial do Castelo |
Já na margem de Castelo de Paiva, no cais do Castelo, é possível encontrar uma piscina ao ar livre, apoiada por um bar (Bar do Rio), uma pequena praia fluvial e espaços de sombra.
![]() |
Ilha do Castelo |
Será importante referir também que toda esta região é rica em pontos de interesse e desse forma poderão preparar uma viagem mais diversificada.
Contem-nos as vossas descobertas na visita à "Ilha dos Amores".
Comentários
Enviar um comentário