Avançar para o conteúdo principal

Entrudo de Pias - A mítica celebração carnavalesca

Serranitas da Gralheira

A casa de artesanato Serranitas da Gralheira localiza-se naquela que é considerada a "Princesa da Serra", aldeia da Gralheira em plena Serra de Montemuro, concelho de Cinfães.
A mais de 1000 metros de altitude esta aldeia conta-nos histórias que jamais poderão ser esquecidas. 

Casinha das Serranitas
A antiga casa do Alfaiate deu lugar a uma casa de artesanato bastante conhecida na região.
A criação de uma boneca em homenagem às pastoras/mulheres de Montemuro deu origem à marca das Serranitas que hoje vos decidimos apresentar.

Cozinha típica
Certificada e especialmente procurada pelos turistas de montanha a casa das Serranitas merece destaque pelas peças de vestuário e acessórios em burel que vão poder encontrar em exposição ou até comprar. 

Lareira
O amor pela terra e pelas tradições levou a Dna. Helena a criar este projeto dedicado especialmente à cultura, aos costumes e às gentes da Gralheira.
Ao longo dos últimos anos foram recuperados ofícios tradicionais que já estavam extintos e que hoje enriquecem ainda mais a cultura desta região.

Cozinha típica
Aqui, podem ver, sentir e experienciar modos de vida de outrora.
Existem várias peças de interesse neste pequeno recanto mas claramente a mais procurada é o agasalho utilizado na Serra de Montemuro, o Capucho de Burel.

Forno
Esta casinha torna-se ainda mais especial pela forma acolhedora com que se apresenta.
No interior é possível ver uma cozinha bastante típica assim como um pequeno quarto, um forno ou até uma zona de fumeiro.
É também possível provar uma aguardente tirada diretamente do pipo.

Pipos

Quarto
É importante salientar que muito próximo existem dois restaurantes com pratos típicos conceituados que é o caso dos restaurantes "Encosta do Moinho" e "Recanto dos Carvalhos" ou ainda a "Toca dos Carvalhos" onde pode até reservar um passeio a cavalo pelos caminhos da serra.
Se pretenderem ficar por cá um fim de semana devem experimentar as "Casas de Montanha da Gralheira" ou as "Casas da Serra da Gralheira". 

Artesanato
Para aqui chegarem, sugerimos que estacionem o carro próximo da piscina natural da Gralheira no ribeiro Cabrum e percorram as ruas da aldeia com calma pois pelo caminho vão ter muito para descobrir.

Localização >

Comentários