Avançar para o conteúdo principal

Entrudo de Pias - A mítica celebração carnavalesca

Encantos do Mosteiro de Sanfins de Friestas: História, natureza e serenidade

Em Sanfins de Friestas no concelho de Valença, o Mosteiro de Sanfins é mais do que uma viagem ao passado, é um convite para explorar uma mistura única de história, natureza e tranquilidade.
Este artigo destaca não apenas a beleza do mosteiro, mas também revela vistas excelentes para a Torre de Lapela, um aqueduto histórico, percursos até cascatas magníficas e a serenidade que torna o local ideal para um dia relaxante.

Mosteiro de Sanfins de Friestas
Isolamento e natureza: Rodeado por uma floresta de carvalhos, o mosteiro oferece um ambiente tranquilo. Além disso, a presença da Torre de Lapela pode ser vislumbrada num pequeno miradouro, proporcionando vistas cativantes e únicas.

Cemitério de Sanfins de Friestas

Cemitério de Sanfins de Friestas

Cemitério de Sanfins de Friestas
Cemitério sereno e ruínas românicas: O cemitério antigo próximo ao mosteiro adiciona um toque de mistério, enquanto as ruínas românicas contam histórias fascinantes. Fotógrafos encontrarão oportunidades únicas para capturar a beleza do abandono e a integração com a natureza.
Já a Igreja do Mosteiro é um dos exemplares mais notáveis do estilo românico em Portugal, destacando-se pela sua exuberância.
O Mosteiro de Sanfins está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Igreja românica

Mosteiro de Sanfins de Friestas

Mosteiro de Sanfins de Friestas
Presença de São Francisco de Borja: A breve residência de São Francisco de Borja adiciona uma dimensão espiritual ao mosteiro, tornando-o ainda mais especial para quem explora o local.

Centro Interpretativo em crescimento: A criação do Centro Interpretativo promete enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes, oferecendo informações interpretativas, acolhimento e orientação. 

Entrada do mosteiro

Entrada principal

Muralha

Descobertas Adicionais
Miradouro: Um pequeno miradouro próximo ao mosteiro proporciona uma visão cativante da Torre de Lapela, oferecendo um destaque visual único.
Aqueduto histórico: Explore o aqueduto histórico que adiciona uma camada extra de autenticidade e história ao local.
Percurso até cascatas: Sigam o percurso que vos leva a cascatas incríveis, proporcionando um cenário natural deslumbrante e refrescante.

Aqueduto histórico

Espaço envolvente

Espaço envolvente

Vista para a Torre de Lapela

Capela no miradouro

Sinalização do percurso
Um dia em sossego: Além de sua riqueza histórica, o Mosteiro de Sanfins de Friestas é um lugar ideal para passar um belo dia em sossego. A combinação de história, natureza e serenidade cria um ambiente perfeito para quem procura relaxar e apreciar a beleza ao redor. 

Moinho

Baloiço
O Mosteiro de Sanfins de Friestas é um convite para uma jornada que vai muito além do histórico.

Como chegar: Para chegar ao mosteiro, siga as instruções previamente fornecidas a partir de Valença. 
  1. Partindo de Valença, siga a N101 em direção a Friestas.
  2. Apanhe a M506 próximo à área da Igreja de Gondumil.
  3. Siga pela M508, virando antes da Junta de Freguesia de Sanfins.
  4. Finalmente, vire à esquerda na M1048, seguindo as placas indicativas para o mosteiro.

Comentários